12.8.05

Introdução

Em 2004 começou a vigorar o novo currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia da UFSM. Nele está prevista uma disciplina nova, intitulada "Prática em Filosofia". No Projeto Pedógico do Curso constam os seguintes objetivos gerais para ela:

"Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de identificar elementos de natureza filosófica presentes em diversos contextos teóricos e culturais, bem como elaborar, formular e avaliar problemas e respostas filosóficas, contextualizadas no universo de referência da filosofia."

O programa previsto é este:

"Unidade 1. Identificação de elementos filosóficos.
1.1. A identificação de conceitos, problemas, respostas, argumentos e estilos filosóficos em textos clássicos da filosofia, conferências e palestras, e manifestações artísticas e culturais.
Unidade 2. Formulação de problemas e soluções.
2.1. A elaboração de textos, exposições orais, aulas, seminários em que sejam apresentados perguntas, problemas, soluções e argumentações filosóficas.
Unidade 3. Avaliação de problemas e soluções.
3.1. A elaboração e apresentação de instrumentos para avaliação da presença de enfoques, conceitos e metodologia filosóficos, do ponto de vista forma e de conteúdos."

Creio que se pode dizer que é uma disciplina em processo de construção, tendo em vista a novidade da proposta para nós. Em 2004 houve a primeira oferta da mesma.

Na primeira edição, as três unidades da disciplina foram projetadas em três grandes áreas que podemos caracterizar como locais de "prática filosófica": na filosofia e seu ensino, nas artes e na cultura (em especial na literatura e no cinema) e na avaliação de debates e argumentos destacados no cotidiano jornalístico. Houve uma grande ênfase nas discussões sobre os tópicos de Filosofia previstos no PEIES, também.

Para esta edição de 2005, os objetivos, o programa e essas áreas serão mantidas e ampliadas. A novidade corre por conta de um aspecto metodológico e de avaliação. De comum acordo com o grupo de alunos, ficou decidido que as avaliações serão feitas na modalidade de ensaios, escritos ao longo do semestre, e postados neste blog. As orientações sobre isso serão postadas mais adiante. Os alunos participantes são os seguintes:

Andrei Cerentine, Andréia de Cristo, Artur Weidemann, Cinthia Roso, Claudeci Brum, Dantro Guevedo, Debora Fontoura, Eleusiane Jost, Elisiane Marian, Endrigo Longhi, Geraldo Fruet, Jorge Robespierre, Juliano Duarte, Leonardo Porto, Lisiane Blans, Luis Donato, Mabel Brum, Mateus Renard, Newton Palut, Patricia Ketzer, Romeu Sikacz, Ronison Santos, Thiago Araujo, Viviane Zanatta.

Sejam bem-vindos e boa sorte para todos nós.

Prof. Ronai

web site hosting count: