1.9.05

Greve'

Taí um tema bom para conversar. Eu escrevi muito sobre esse tema, desde 1996. Não é fácil, em função do envolvimento pessoal, ter um distanciamento para poder pensar mais friamente. Mas seria um outro eixo importante de conversas. Por exemplo, onde a gente aprendeu o que é uma greve? Que tipo de evento/acontecimento/fato/coisa/ é uma greve/greve'?
A greve' que vai começar na segunda-feira pode ser a oportunidade para um exercício em ontologia, isto é, uma prática em filosofia.
Por exemplo, vamos ler Strawson, em "Indivíduos", quando ele discute a capacidade do esquema conceitual humano para identificar particulares. Ele caracteriza um tipo de conceito classificador, que ele chama de "sortal'. "Sortal" não consta de nenhum dicionário da nossa língua vernácula. É um conceito que nos fornece um princípio para distinguir, contar e reidentificar particulares, para dizer de que tipo ele é. Essa palavra, que nem em inglês existe, eu acho, é proposta por ele a partir da expressão em inglês "sort", que quer dizer tipo, espécie, forma, maneira. Como verbo, "sort" quer dizer classificar, ordenar, selecionar, etc. Se um sortal pode ser aplicado a um objeto em algum momento, então ele se aplica a esse objeto em toda sua existência. Assim, “gato”, “lebre”, são sortais, e “coisa”, “coisa vermelha”, “chuva”, não são sortais. Os tradutores do "Dicionário Oxford", por exemplo, a traduziram por “categorial”, com a seguinte definição: "termo usado para referir um substantivo ou predicável, como “homem”, “mulher”, ou “tigre”, que fornece um princípio para individuar e contar exemplos de coisas de um tipo". Os sortais, que foram sugeridos por Locke, no Ensaio, III, 3, também podem ser chamados de “termos contáveis”.
Mas o que tem tudo isso a ver com greve e greve'?

web site hosting count: