29.9.05

Programa da Disciplina

Objetivos: identificar elementos de natureza filosófica presentes em diversos contextos teóricos e culturais, bem como elaborar, formular e avaliar problemas e respostas filosóficas, contextualizadas no universo de referência da filosofia.
Programa:
Unidade 1. Identificação de elementos filosóficos.
1.1. A identificação de conceitos, problemas, respostas, argumentos e estilos filosóficos em textos clássicos da filosofia, conferências e palestras, e manifestações artísticas e culturais.
Unidade 2. Formulação de problemas e soluções.
2.1. A elaboração de textos, exposições orais, aulas, seminários em que sejam apresentados perguntas, problemas, soluções e argumentações filosóficas.
Unidade 3. Avaliação de problemas e soluções.
3.1. A elaboração e apresentação de instrumentos para avaliação da presença de enfoques, conceitos e metodologia filosóficos, do ponto de vista forma e de conteúdos.
Plano de Ensino: O programa da disciplina será cumprido mediante a projeção das três unidades da disciplina em três grandes áreas de prática em filosofia: na filosofia e seu ensino, na presença de elementos filosóficos no cotidiano cultural, em especial na literatura e na avaliação de argumentos filosóficos. Para tanto, a disciplina terá três aspectos diferenciados: o ensino de filosofia; a presença da filosofia em textos literários; a avaliação de conceitos e argumentos filosóficos.
Leituras: Machado de Assis, “O segredo do bonzo”; Jean-Paul Sartre, “O muro”; Sófocles, Édipo Rei e Antígona;
Avaliação:
1. Um ensaio sobre um texto literário, visando a caracterização de elementos filosóficos ali presentes (ver as características do ensaio no blog da disciplina). O ensaio deverá ser postado no blog da disciplina. (Prazo para entrega e postagem: 16 de setembro). Escolha livre.
2. Um ensaio sobre um tópico (e textos) da área de formação pedagógica, visando a caracterização dos aspectos filosóficos e da relevância do mesmo para a formação do estudante. O tópico deverá ser escolhido a partir de uma lista de temas disponibilizada no blog. Prazo: 21 de outubro.
3. Um ensaio tendo como tema um dos tópicos do programa de Filosofia no PEIES. O tema será de livre escolha. Prazo para postagem: 11 de novembro.
4. Apresentação e defesa do ensaio do item 3. em aula. A partir do dia 11 de novembro.
Calendário Letivo:
Agosto: 12, 19, 26
Setembro: 2, 9, 16, 23, 30
Outubro: 7, 14, 21, 28
Novembro: 4, 11, 18, 25
Dezembro: 2, 9
Bibliografia:
Arondel-Rohaut, Madeleine. Exercícios Filosóficos. São Paulo, Ed. Martins Fontes, 2000.
Warnock, Mary. Os usos da filosofia. São Paulo, Ed. Papirus, 1994.
Droit, Roger-Pol. 101 Experiências de Filosofia Cotidiana. Rio de Janeiro, Ed. Sextante, 2002.
Stephen Law. Os Arquivos Filosóficos. São Paulo, Ed. Martins Fontes, 2003.
Berlin, Isaiah. A Força das Idéias. SP., Companhia das Letras, 2005.
Vygotski, L. S. Pensamento e Linguagem. SP., Ed. Martins Fontes, 1993. (Cap. 5 e 6)

web site hosting count: